
Biologia e Geologia, as ciências que nos estudam e ao que nos rodeia.
Notícias,curiosidades e alguns videos
UNESCO soma 24 sítios à lista do património mundial
Reunido em Bona, na Alemanha, desde o dia 28 de Junho, o Comité do Património Mundial da UNESCO terminou esta quarta-feira a sua 39.ª sessão, na qual foram acrescentados mais 24 locais à longa lista de sítios classificados como património da humanidade.
Do local onde se crê que João Baptista baptizou Jesus, na actual Jordânia, ao berço da revolução industrial japonesa, das vinhas de Borgonha ao aqueduto do Padre Tembleque, no México, da milenar Susa, no Irão, a um complexo industrial norueguês, é uma lista ecléctica, quer em termos geográficos, quer no que respeita às épocas históricas que cada um dos lugares evoca.
O Comité do Património Mundial decidiu ainda aprovar três extensões de sítios já classificasos, incluido os Caminhos de Santiago, que já estavam na lista desde 1993, mas viram agora reconhecidas mais quatro rotas: o caminho costeiro, o caminho basco, o caminho do Norte, por Liébana, e o chamado caminho primitivo, utilizado pelos primeiros devotos vindos do recém-criado reino asturiano. Julga-se que o próprio Afonso II, o Casto, no primeiro terço do século IX, terá seguido este último trilho desde Oviedo até ao túmulo do santo.
Os outros dois sítios que beneficiaram de extensões são as áreas protegidas da região de Cape Floral, na África do Sul, um dos grandes centros mundiais de biodiversidade terrestre, e o parque natural vietnamita de Phong Nha-Ke Bang, cuja área classificada aumentou quase para o dobro, cifrando-se agora em mais de 126 mil hectares. Foram acrescentados mais 24 patrimónios á lista de patrimónios mundiais.
Zonas de Vertente
fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Dd3b7y3ncOM
Publicado por:Luis Dias
Como podemos ver, este video mostra-nos mais um dos episódios que a mãe Natureza têm sobre as zonas de vertente.
As zonas de vertente são locais de grande instabilidade geomorfológica que possuemo risco de sofrerem derrocadas e movimentos em massa, que foi o que aconteceu no video.
Estes deizamentos de terra podem ser explicados por várias razões, tais como, o tipo de materiais geológicos, a inclinação da vertente. a força gravítica, variações de temperatura e teor de água no solo. No vídeo podemos ver que está chuva, pois o teor de água no solo pode ter sido o principal factor nesta catastrofe.
Baubotanik: Um sistema construtivo inspirado na botânica que cria estruturas vivas
Edifícios de madeira são regularmente celebradas por seu aspecto sustentável, pois o dióxido de carbono retirado da atmosfera pelas árvores permanece retido na estrutura do edifício. Mas e se pudéssemos fazer melhor, projetar edifícios que não só retém o carbono, mas ativamente absorvem dióxido de carbono para reforçar a sua estrutura? Neste artigo, originalmente publicado pela Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas como "Baubotanik: Botanically Inspired Biodesign", Ansel Oommen explora a teoria e técnicas de Baubotanik, um sistema de construção com árvores vivas que busca alcançar exatamente isso.
Como podemos ver a botânica traz cada vez mais ao mundo projetos vantajosos e inovadores, desta vez foi um projeto sobre a construção de estruturas através de árvores mas outros projetos promecedores seerão lançados.
O que aconteceu nesta praia da Austrália?
Um buraco de 150 metros engoliu parte do areal da praia e de um parque de campismo este sábado na Austrália. Um fenómeno assustador, mas natural.
Crê-se que o buraco pode ser o resultado de alguns sismos de pequena magnitude que têm atingido aquela zona nos últimos tempos. A CNN explica que “este é um processo natural de erosão”, onde há uma remoção gradual de rocha depositada debaixo do oceano. “Eventualmente, a água subterrânea dissolve estes sedimentos”.
Mais uma vez a erosão volta a atacar e desta vez segundo esta notícia pregou um grande susto a um grupo de turistas. Isto deve levar-nos a refletir se as barragens (que impedem a vinda de sedimentos para a praia) serão realmente vantajosas para população. Para corrigir isto tipo de poblemas é so tentando repor os sedimentos. Este buraco também pode ter resultado de erosão provocada por algumas obras de intervenção da faixa litoral como o esporões, pois estes nem sempre são benéficos.
Fonte:http://observador.pt/2015/09/28/aconteceu-nesta-praia-da-australia/
Usina injeta CO2 no subsolo para conter o aquecimento global
A redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das soluções necessárias para evitar desastres consequentes do aquecimento global. Uma das alternativas pouco conhecidas para diminuir a concentração deste gás na atmosfera é o seu armazenamento em rochas no subsolo. Acelerando a formação de minerais carbonatos, é possível atingir um balanço no ciclo do carbono e fornecer uma solução duradoura para o aquecimento global.Leia mais em: https://www.polyteck.com.br/posts/usina-injeta-co2-no-subsolo-para-conter-o-aquecimento-global/Este trabalho da Revista Polyteck, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Ao compartilhar cite o autor e a fonte.
Fonte:https://www.polyteck.com.br/posts/usina-injeta-co2-no-subsolo-para-conter-o-aquecimento-global/
Ciclo das rochas
Como podemos ver, este vídeo apesar de infantil, ele ensina-nos que as rochas passam por várias transformações e que podem nos servir para explicar o passado, como por exemplo, atravez dos fosseís. Este vídeo é uma boa maneira de aprender geologia visto que não é tão aborrecido para os adolescentes e é uma boa fonte de motivação.
Brasil produziu 2,353 milhões de barris de petróleo por dia em janeiro
produção total de petróleo e gás natural no Brasil no mês de janeiro totalizou 2,959 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). A produção total de petróleo, em janeiro de 2016, foi de aproximadamente 2,353 milhões de barris por dia (bbl/d), uma redução de 7,1% na comparação com o mês anterior e de 4,7% em relação ao mesmo mês em 2015. As informações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O petróleo sendo uma rocha sedimentar biogénica esta em extinção e isto só relembra que com a sua extinção temos de encontrar iniciativas, e enquanto existir é necessário dar o valor, principalmente quando se o transorta pelo oceao através dos navios.
Fonte:http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/03/brasil-produziu-2-353-milhoes-de-barris-de-petroleo-por-dia-em-janeiro
Exploração de minerais atrai imigrantes ilegais
Como podemos ver, os minerais sao muito importantes e valiosos o que até faz com que atraia imigrantes ilegais para a sua obtenção, é de salientar a importância para o País detentor de estes minerais controlar a entrada de imigrantes no País.
Os imigrantes ilegais usam preferencialmente o período nocturno e quando estabelecidos dedicam-se à prática de actividades diversas com elevados benefícios económicos.
Ao intervir na abertura do 11º Conselho Consultivo Alargado da Comando da Polícia Nacional do Uíge, o comissário Leitão Ribeiro disse que os esforços operacionais empreendidos pela corporação permitiram confirmar a existência de grupos de imigrantes ilegais, que entram na calada da noite, através da fronteira com a República Democrática do Congo.
Leitão Ribeiro defendeu o reforço dos mecanismos policiais de controlo das fronteiras terrestres e fluviais da província com a RDC, para se combater o fenómeno e fazer cumprir o papel do Ministério do Interior, a quem cabe a missão de salvaguardar e garantir a soberania nacional.
Além da manutenção da ordem e tranquilidade públicas nas zonas populacionais, a Polícia Nacional no Uíge deve contribuir com todas as suas unidades policiais e em estreita interacção e colaboração com as populações residentes em zonas vulneráveis, para que haja maior controlo, fiscalização do fenómeno migratório e levar à compreensão de todos sobre os efeitos prejudiciais que o problema tem causado à economia e à estabilidade social do país. “Apelamos à contribuição de todos, envolvendo especialmente as populações que vivem nas localidades de preferência dos imigrantes ilegais, a um maior controlo e fiscalização desta acção criminosa, desenvolvendo actividades que façam os populares compreenderem quais os efeitos nefastos que a imigração ilegal pode causar à economia e estabilidade social de Angola”, referiu.
O comissário Leitão Ribeiro defendeu maior e permanente fiscalização das actividades realizadas pelos diversos organismos da Polícia Nacional e do Ministério do Interior na província, para uma melhor actuação da corporação ao nível das missões e atribuições que lhes são confiadas, sobretudo no policiamento de proximidade.


fonte:https://www.youtube.com/watch?v=DsQelCsfg0o
Publicado por:Técnico em Mineração - O Portal do profissional.
