top of page

    A Biologia e Geologia são duas ciências que têm como objetivo estudar e ajudar-nos a compreender tudo o que está á nossa volta e nós mesmos. A Biologia é uma ciência que está mais focada para os estudos acerca dos fenómenos da vida e para as suas leis gerais, enquanto que, a Geologia está mais direcionada para o estudo do planeta terra, a sua origem, a sua estrutura, os materiais constituintes e a história neles registada ao longo dos ciclos de processos que os modificam. 

    Neste espaço, para ajudar-vos a compreender melhor os artigos de que falarei mais à frente, eu irei defenir e diferenciar Biologia e a Geologia. 

    

   A Biologia (Bio= vida + logia= estudo) como o nome indica é a ciência que estuda vida e os seres-vivos. A biologia estuda sobre todos os seres vivos, desde uma escla molecular subcelular até uma escala populacional, esta disciplina questiona-se sobre a origem, a evolução e o funcionamento dinâmico das mais varíadas espécies que existem entre nós.

 

 

   Apesar da unidade subjacente, a vida exibe uma diversidade surpreendente em termos de morfologia,comportamento e ciclos de vida. A classificação de todos os seres vivos é uma tentativa de lidar com toda esta diversidade, e o objecto de estudo da sistemática e da taxonomia. A taxonomia separa os organismos em grupos chamados taxa, enquanto que a sistemática procura estabelecer relações entre estes. Uma classificação científica deve reflectir as árvores filogenéticas, também chamadas árvores evolutivas, dos vários organismos.

   Tradicionalmente, os seres vivos são divididos em cinco reinos:

      Monera -- Protista -- Fungi -- Plantae -- Animalia

   Reino Monera- Monera é um reino biológico, que inclui todos os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica, como bactérias se reproduziam dentro da monera, cianobactérias e arqueobactérias. O termo Monera na classificação atual encontra-se obsoleto, e seus integrantes foram divididos entre os reinos Eubacteria e Archaea, no sistema de três domínios e/ou de seis/oito reinos. Algumas vezes o reino Monera, era chamado de "Procariontes" ou "Prokaryotae".

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reino Protista- Protista é um grupo diverso de organismos eucarióticos. Possui cerca de 20 mil espécies, sendo um grupo diversificado, heterogêneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares. Em alguns casos essa origem torna-se bem clara, como no grupo de flagelados. Há registos fósseis de protozoários com carapaças (foraminíferos), que viveram há mais de 1500 milhões de anos, na Era Proterozoica. Grandes extensões do fundo dos mares apresentam espessas camadas de depósitos de carapaças de certas espécies de radiolários e foraminíferos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Reino Fungi- O reino Fungi é um grupo de organismos eucariontes, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos.Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina e glucanas, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupomonofilético). Este grupo de fungos é distinto dos estruturalmente similares Myxomycetes (agora classificados em Myxogastria) e Omycetes. A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botânica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais do que das plantas.Abundantes em todo mundo, a maioria dos fungos passam desprecebidos devido ao pequeno tamanho das sua estruturas, e pelos seus modos de vida crípticos no solo, na matéria morta, e como simbiontes ou parasitas de plantas, animais, e outros fungos. Podem tornar-se notados quando frutificam, seja como cogumelos ou como bolores. Os fungos desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica e têm papéis fundamentais nas trocas e ciclos de nutrientes. São desde há muito tempo utilizados como uma fonte direta de alimentação, como no caso dos cogumelos e trufas, como agentes levedantes no pão, e na fermentação de vários produtos alimentares, como o vinho, a cerveja, e o molho de soja.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Reino Plantae- O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia,(Vegetal), é um dos maiores grupos de seres vivos na Terra (com cerca de 400.000 espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc). São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.

 

   Reino Animalia- O reino Animalia, Animal ou Metazoa, é composto por seres vivos pluricelulares, Eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente (possuem tecido nervoso) que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.A maioria dos animais possui um plano corporal que se determina à medida que se tornam maduros e, exceto em animais que metamorfoseiam, esse plano corporal é estabelecido desde cedo em sua ontogenia quando embriões. O estudo científico dos animais é chamado zoologia, que tradicionalmente estudava, não só os seres vivos com as características descritas acima, mas também os protozoários. Como resultado de estudos filogenéticos, consideram-se os Protistas como um grupo separado dos animalia. O termo "animal" é frequentemente utilizado para referir-se a todos os animais diferentes dos humanos, e raramente para referir-se a animais não classificados como Metazoários. A palavra "animal" é derivada do latim anima, no sentido de fôlego vital, e entrou na língua portuguesa através da palavra animalis. Animalia é seu plural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Diversidade dos organismos

    Geologia, do grego γη- (ge-, "a terra") e λογος (logos, "palavra", "razão"). Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das ciências da Terra. A geologia foi essencial para determinar a idade da Terra, que se calculou ter cerca de 4,6 bilhões de anos, e a desenvolver a teoria       denominada tectônica de placas, segundo a qual a litosfera terrestre, que é rígida e formada pela crosta e o manto superior, dispõe-se fragmentada em várias placas tectônicas, as quais se deslocam sobre a astenosfera, que tem comportamento plástico. O geólogo ajuda a localizar e a gerir os recursos naturais, como o petróle, o carvão, e os metais, como o ouro, ferro, cobre e urânio. Muitos outros materiais possuem interesse económico: as gemas, muitos minerais com aplicação industrial, como asbesto, pedra pomes, perlita, mica, zeólitos, argilas, quartzo, ou elementos como o enxofre e cloro. 

    A geologia relaciona-se directamente com muitas outras ciências, em especial com a geografia e a astronomia. Por outro lado, a geologia serve-se também de ferramentas fornecidas pela química, física e matemática, entre outras ciências, enquanto que a biologia e a antropologia servem-se da Geologia para dar suporte a muitos dos seus estudos.

   A geologia estende-se a vários campos de pesquisa como por exemplo:

 -Paleontologia, sismologia, vulcanologia, entre muitos outros.

A geologia possuí vários principos de grande imporância, tais como, "O princípio da sobreposição de camadas"; "O principio da Horizontalidade original"; "O princípio das relações de corte" , entre outros. Estes princípios foram criados por vários cientistas. (Podem saber mais sobre eles na página "Biografias", e acerca das suas invenções em "Notícias".

 

Natureza:

A essência da vida

bottom of page